ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA PROPORCIONAR INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO A TODO AQUELE QUE O ACESSAR. OS TEMAS PRINCIPAIS ESTÃO RELACIONADOS ÀS CIENCIAS:HISTÓRIA E GEOGRAFIA.
PORTANTO, É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E QUE SE PROPÕE AO DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DO SER HUMANO.
Agradecimento: ao amigo e expert Alexandre Afonso meu tutor no mundo da informação.
23.4.09
imagem polemica
Nestes tempos em que se fala tanto em preconceito racial e discriminação. É interessante notar o discurso dessa imagem. Vamos refletir um pouco?
Nossa vai fazer apenas 121 anos que a lei áurea foi assinada,as pessoas não se concientizaram disso? Será que iremos precisar de mais uns 100 anos para não existir preconceito racial?
Todas as imagens que conhecemos hoje são pinturas em telas, portanto não querem dizer que isso aconteceu realmente, por isso a reflexão. O pintor pinta as vezes as coisas que ele imagina que aconteceu realmente. Ou será que ele foi pago para mostrar como o governo é bonzinho, confiável.Porque pintores da época as vezes eram pagos para "melhorarem" os quadros. Quando a princesa Isabel assinou a lei Áurea em 1888, os intelectuais da época achavam o correto, e economicamente será que foi tão bom assim? A princesa assinou a lei por pressão e objtivos econômicos. Como um comerciante pode estar feliz, porque agora ele terá que pagar mão de obra. Podemos ver a mesagem positivista "agora sim!" Agora sim, o que? O Brasil foi um dos últimos países a libertarem seus escravos. Uma coisa também interessante na imagem é a bandeira atrás, para sempre lembrar que se não fosse o governo eles não teriam sidos livres. Outra coisa totalmente distintas são as vestimentas, mas se repararmos podemos ver que o escravo está na ponta dos pés... Isso dá a impressão que mesmos eles estando "livres" ele ainda continua sendo um ser inferior.
Vamos começar do topo, o que se localiza mais alto na imagem: a bandeira imperial do Brasil. Em sua área verde está escrito "Lei N.5535-de 1888", em cima do ano provavelmente 13 de maio. Essa lei dizia: é declarada extincta, desde a data desta Lei, a escravidão no Brazil. Podemos ver então um negro(ex-escravo)cumprimentando o senhor do engenho, que provavelmete era seu dono antes de 13 de maio de 1888. Devemos lembrar porém, que o Brasil aboliu a escravidão por pressão da Inglaterra, por questões comerciais. Mas se antes o senhor do engenho tinha seus escravos e pagava-os com uma miséria, o lucro era dele. A partir da data registrada nessa imagem, 13 de maio, não existia mais escravo, então o negro africano passa a ser um trabalhador como o branco.Se ele é um trabalhador como o branco ele tem de receber seu pagamento pelo trabalho ao final do mês, o que causaria um prejuizo maior ao senhor do engenho.Então é melhor ficar sem o negro trabalhando em suas terras.o que acabou causando uma maior separação do senhor com escravo. Em baixo a frase : Agora sim! Agora sim, o que? Que os escravos são livres e vão viver felizes?não, agora sim que o desemprego vai crescer, que a vida deles vai piorar mais, sem emprego, abrigo e boas condições... Alguma angustia no coração? Gustavo-japa
Rodriggo disse ... Essa imagem tenta passar para todos que agora sim o Brasil será um país melhor já que os negros foram libertados. Mas será ?? Ou será que agora começaria o sofrimento dos negros, ja que os senhores de engenho,não iriam poder remunerar a todos, assim eles não teriam moradia, alimentação, etc... E a discriminação e o preconceito pelos negros aumentaria cada vez mais como existe até hoje. Os governantes da época, achavam que estavam fazendo um favor aos escravos, mas não estavam fazendo mais que sua obrigação absolvendo os escravos. Só que esqueceram de dar também condições para que todos pudessem viver melhor.
Aaah, é claro que o homem branco vai dar pulos de alegria em libertar o seu esravo, eu não tenho a menor dúvida disso... Realmente a imagem é polêmica, se hoje em uma populção racista o negro não tem vez para nada imagine até antes da lei Áurea, ele era visto nem como um cidadão, como um ser totalmente marginalizado, totalmente tratado como um bicho que não merece nenhum tipo de carinho e cuidado. Um quadro com 100% de certeza que foi o senhorzão do engenho da vez que mandou pintar, afinal como já dito ai em cima, o Brasil foi pressionado pela Inglaterra, e como "exemplo" pintou um quadro desse, tentando dizer na minha opnião que eles agora estão muito felizes os libertando. Se esse quadro fosse uma cena de verdade, o negro estaria la no lago já.. nadando todo feliz, ou melhor se afogando né? afinal o caos para eles chegou apartir dessa lei.. Olha lá hein, isso é uma boa questão para cair na prova! hahahaha :D Abraços!
A imagem talvez pode ser até algum tipo de propaganda, pois com a libertação dos escravos o governo ficou sendo como o pessoal mais bonzinho da situação aproveitando o momento fizeram algum tipo de propaganda para mostrar ao povo que o país seria melhor com a libertação da escravatura. Em cima, dentro do pano verde existe a bandeira imperial e embaixo o número da lei áurea. Mas, olhando mais atentamente ainda, aos dois homens na foto pode se notar que não existe um aperto de mãos entre o escravo e o homem branco, a mão do escravo está cortada e a mão do homem branco pega em cima da mão do escravo, para mim mostrando ainda a situação de que o homem branco está acima do homem negro, e também que o negro não está na mesma condição em quesito de roupas, ele está bastante inferior, está descalço. E a libertação não foi uma coisa em que os senhores do engenho refletiram e viram que os negros sofriam demais e deviam ser libertados, isso tudo foi feito por pressão de outros países. Com a libertação os escravos não tinham onde trabalhar e nem morar, o que ocorreu a criação das primeiras periferias da cidade, fazendo com que os negros sofressem mais, pois não tinham o que precisavam para ter uma condição de vida igual a dos brancos.
Na imagem querem mostrar que depois que os escravos foram libertados, o branco e o negro se tornariam "parceiros" de trabalho. Porém, não é bem isso o que aconteceu. Mesmo com a lei prevendo a igualdade entre brancos e negros, o branco continua achando que ele é superior ao negro. Você pode ver isso notando na própria imagem, na qual o branco se veste de forma muito mais elegante que as roupas simples que o negro veste. A verdade é que na época da libertação dos escravos todo o dinheiro brasileiro estava nas mãos dos brancos, então eram eles que abririam os postos de trabalho, portanto seriam os brancos que dariam as ordens aos negros, estipulariam os salários e etc., ou seja, de certa forma os negros continuariam na mesma situação.
Para mim essa imagem passa a idéia que o negro finalmente vai ter o seu espaço, o seu vamos dizer assim ''canto''! O negro vai ficar bastante feliz, mas o senhor de engenho não vai ficar nada satisfeito! Na foto mostra o negro dando a mão para o senhor de engenho, e mostra os dois satisfeitos, mas não é bem isso que acontece. Enfim, no final, o negro que acabou se dando vamos dizer assim ''bem''.E o senhor de engenho mostra a face de tranquilidade, alegria, mas não é bem isso que ele pensa, mas o que ele pode fazer? ir contra a assinatura da princera isabel? acho que não! E o preconceito não vai deixar de existir, o negro não vai parar de ser explorado, hoje mesmo existi tudo isso, então a unica coisa que mudou seria que o negro não pertenceria mais ao senhor de engenho, mas ele trablharia para ele por que naquela época era os brancos que dominavam o dinheiro, então, o negro continuaria trabalhando para eles, mas não sendo explorado daquele jeito bruto.Na foto mesmo se observarmos atentamente o negro esta descalço,e o senhor de engenho vestido com uma roupa razoável. Enfim o negro apenas se safou de uma situação mas do preconceito entre outras situações ele continuará sofrendo e passando por elas infelizmente!
Ghaya: Bom,notando-se que atrás deles esta a bandeira do segundo reinado e esse período foi muito marcado por a gradativa libertação dos escravos,porém ainda avia um preconceito que ate hoje existe. A libertação dos escravos não foi uma coisa tão boa como pensam,porque muitos escravo (a maioria deles)depois que são libertos não tem onde morar, nem o que comerem por essas e outras, ficam em mas condições,e é ai que começa a se formar as favelas,as periferias. Em fim na questão do preconceito,ele sempre existiu e existe,antigamente o negro era tratado como objeto,e como um ser inferior.O que é marcado na história não é verdade, pois o que todos dizem é que os negros GANHARAM sua liberdade quando a princesa Isabel assinou a lei Aurea, e isso nao é verdade pois os negros batalharam muito para conseguir sua liberdade, e isso para ver como ainda existe o preconceito pois ninguém admite esse lado da historia.
Não vou radicalizar minhas ideias falando que a situação do negro não mudou nada com a lei Áurea, mas vamos admitir que o preconceito, a ideologia de que o negro é inferior ao branco persiste, e muito, até os dias de hoje (por ambas as partes). A pintura nos quer passar um ar de igualdade, pois afinal, a libertação do negro seria uma conquista de igualdade. Mas não é bem assim que as coisas funcionam... não é de hoje que o homem tem a mente capitalista, e a lei Áurea foi um modo de abrir portas à esse capitalismo, mas é claro que a “história” não poderia deixar as coisas assim, tão frias e egoístas, daí a idéia de que a libertação do negro foi um ato de humildade e cooperação (como mostra a imagem), mas nós podemos ver que na própria tentativa de expressar o fim da discriminação há evidencias da diferença de cada um, as vestimentas já evidencia tudo; o fato do branco estar usando botas, capa e um chapéu nobre, enquanto que o ex-escravo esta descalço, com uma camisa de trabalhador rural e um chapéu de palha; mostra a elite dos brancos e a submissão dos negros. E por que não falar logo que há sim, essa diferença entre negros e brancos,por que não paramos de tentar deixar tudo “igual”, admitir logo que há diferenças entre cor de pele? Simplesmente pela necessidade que nossa sociedade tem de querer ver, ouvir, sentir... que vivemos em um lugar equilibrado, todos são felizes nesse mundo. Ai eu me pergunto... será que tentar idealizar um mundo bom para todos é uma forma de cegar a sociedades dos problemas vividos ou um meio otimista de viver?
A imagem mostrada é uma grande mentira, pois quando a Lei áurea foi assinada, os escravos foram soltos, mas não tiveram nenhum lugar para onde ir.Sem emprego eles não poderiam alimentar as suas famílias o que causaria muito mais miséria.O pior de tudo foi a frase AGORA SIM!, aos negros continuam sendo maltratados até os dias de hoje e muitos estão desempregados. E não se pode esquecer que algumas qobras que deveriam mostrar a história brasileira são falsos, como o quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo que "mostraria" a Independência do Brasil.
Imagem:se prestarmos atenção na imagem podemos perceber desvantagens que o autor deixou contra negro. 1.A sombra que está no chão se parece muito com uma chaminé. 2.Quando ampliamos a imagem podemos perceber que o homem branco está um pouco a frente do negro, o que daria a idéia de 1º plano ou mais importância.
Bom, essa imagem mostra quando a princesa Isabel assinou a lei áurea , ou seja, a liberdade dos escravos. Na imagem o negro(ex-escravo) esta comprimentado o seu ex-dono, e em baixo esta escrito, "agora sim". Sera que está certo dizer "agora sim" ??? NÃO, pois mesmo com a liberdade dos negros, até hoje, eles não tem as mesma condições que os brancos tem, pois o salario deles é bem menosr, e até hoje eles são muito descriminados. Antes da princesa Isabel dar liberdade pra eles, deveria dar moradia, emprego, ou seja, melhores condições de vida, pois tudo aquilo foi uma pressão do governo, e com isso os negros só sairam perdendo ... Enfim a frase "agora sim" não foi para os negros, e sim para os politicos.
Na minha opinião esta imagem esta mostrando a "libertação" dos negros escravos. A imagem mostra mais ou menos um ex-escravo dando mão para um dono do engenho, e na minha opinião quer mostrar que ate que enfim estariam se tornando "parceiros". A foto, mostra toda uma coisa de humanismo mas na verdade não foi bem assim, por que por traz de tudo, o maior interesse é político pois se eles começassem a trabalhar iriam ganhar dinheiro para poder comprar as coisas que tinham que ser paga com dinheiro. Mas para mim a lei que a princesa Isabel assinou vamos dizer que não beneficiou muito os escravos, pois apos de saírem da escravidão começaram os problemas com a falta de comida, moradia etc. A partir dai na minha opinião começaram vamos dizer a "marginalização". Agora falando da frase "agora sim!"não foi bem assim que aconteceu, pois na minha opinião nunca foram e nunca vão ser libertos definitivamente, mas aos poucos vão conquistando seus direitos.
Leticia: Bom, realmente esta imagem nos faz pensar muito. Na minha opinião essa imagem foi feita de propósito, feita para mostrar ao povo Brasileiro e mesmo aos estrangeiros que o homem branco ( português ) se arrependeu de tudo o que fez com os negros, por isso na imagem o homem branco leva todo o “mérito”, e a fama de homem “bonzinho”. Mesmo porque se os portugueses e os homens brancos tivessem mesmo se arrependidos da escravidão, os negros não teriam dificuldade de arrumar emprego e nem sofreriam tanto preconceito, tanto hoje como antigamente. Já a bandeira do segundo reinado, reforça ainda mais a minha idéia anterior, faz questão que o povo se lembre de quem esta por trás da libertação dos escravos. Resumindo: na minha opinião eu acho essa imagem um pouco falsa, pois faz com que o povo pense que a libertação dos escravos foi totalmente boa, e que o governo realmente se arrependeu da escravidão, e não é bem assim. É claro que a abolição da escravatura foi uma coisa boa, porem o preconceito continuou, e era muito difícil um negro conseguir um emprego, foi ai que se iniciou a formação das favelas, pois os negros sem dinheiro, não tinham onde morar.
Mayara: Na realidade os senhores de engenho não ficaram nada felizes com a libertação dos escravos, mas, se você pensa que a princesa Isabel assinou a lei porque era boazinha e adorava escravos esta enganado. A libertação dos escravos foi por pressao da Inglaterra.Notamos na imagem que os escravos são discriminados pois o negro esta descalça e, mesmo se dando as mãos, o negro e o senhor de engenho são separados pelo cabo da bandeira que corta quase toda a imagem pela metade.
Na minha opinião essa imagem pode ter sido claramente uma forma de manipular os habitantes daqui para passar a imagem para os cidadãos de que o governo era bom.Porém,a libertação desses escravos não foi por livre e expontânea vontade do governo e sim foi devida a uma pressão feita pelos ingleses que queriam que libertassem os negros para que esses "ex-escravos" passasem a consumir suas mercadorias. Oque mais me impressionou na imagem foi a frase -"Agora sim!"- pois mesmo depois de libertos esses negros continuaram na miséria pois muitas vezes não conseguiam emprego,assim,o negro continuava sendo marginalizado pela sociedade. Isso não mudou muito,pois até os dias de hoje continua esta ideia de que o negro é um ser inferior.
Quanta hipocrisia, não???????????? Será que os nossos "escravos" de hoje, obrigados a trabalhar em fazendas a troco de nada e ainda devem dinheiro aos seus patrões/senhores feudais, não concordariam que o que muda é apenas a data e a paisagem de fundo???????? Estamos em 2009 e ainda temos como ideal um país mais justo e sem preconceitos...
Artur disse... Para mim, a imagem mostra a abolição da escravatura para os escravos negros e uma grande conquista para a Inglaterra. Os escravos deixaram de ser pressionados pelos patrões e começaram a ser pressionados pelo capitalismo. Além de sofrerem com o desemprego, com o fato de não terem propriedade e nem moradia, os negros chegaram a condição de miséria, e aumentava ainda mais sua discriminação na sociedade. Os ingleses comemoraram a libertação dos escravos, pois seu único interesse era o de constituir um novo grupo de consumidores. A figura procura passar uma ideia de harmonia e igualdade (falsa até os dias de hoje) entre o negro e o homem branco. Atualmente, as estatísticas mostram que a maior concentração de negros no Brasil esta nas camadas pobres da população. Onde está então a igualdade???
renan disse: para mim essa imagem está totalmente equivocada pois quando a lei áurea foi feita eles só deram liberdade aos escravos africanos mas não os ajudaram em nada para retomar a vida deles, então essa imagem quer mostrar que eles agiram bem e que eles ajudaram os ex-escravos para que as pessoas atualmente pensam que eles foram legais. mas atualmente ainda existem pessoas que se aproveitam de outras pessoas menos necessitadas e como isso as colocam para trabalharam quase um dia inteiro sem descanso.
A imagem mostra exatamente o que a TV faz com a gente tenta nos alienar subliminarmente,tenta mostra que todos somos iguais vivendo em mais plena paz,sem preconceito,sem descriminação.Mas todos nós sabemos que não é bem assim,vivemos em uma sociedade Rithleriana onde só vive pessoas ''iguais''pessoas que não tem uma cor diferente,onde se tem uma maior concentração de religião denominante o catolicismo.Mais ai vem a pergunta que não quer calar sera mesmo que foi melhor ter entrado em vigor essa lei?Por que os negros continuam presos ao preconceito da sociedade,continuam escravos de olhares tortos,desconfiança.Se alguém avista um negro parado em um determinado local por muito tempo logo vão pensar que ele esta observando o local para roubar.Se um negro entra em um restaurante ele é convidado a se retirar por ''incomodar os demais clientes''.Sera que iremos voltar a idade da pedra?ou já vivemos nela?. (Cristiano 1°ano de historia FASB)
Bom para mim esta imagem, nos mostra que ainda temos muitas pessoas que vivem em completa ignorância que acreditam em tudo que mídia nos mostra . As vezes fico indignada com um pais que no ano de 2012 um pais que alcançou a sexta maior economia do mundo pode ainda esta em 84º lugar no IDH, e muitos se orgulham disso. Suellen Martins aluna do 1º ano de historia da fasb
Para mim,a imagem mostra que apesar das leis que reprimem o preconceito e o encobrimento do racismo na sociedade , ela prevalece bem forte. Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos ou numéricos, sente a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade ou de iniquidade. Tamires Cristina aluna do 1° ano de historia da Fasb
Nossa vai fazer apenas 121 anos que a lei áurea foi assinada,as pessoas não se concientizaram disso? Será que iremos precisar de mais uns 100 anos para não existir preconceito racial?
ResponderExcluirTodas as imagens que conhecemos hoje são pinturas em telas, portanto não querem dizer que isso aconteceu realmente, por isso a reflexão. O pintor pinta as vezes as coisas que ele imagina que aconteceu realmente. Ou será que ele foi pago para mostrar como o governo é bonzinho, confiável.Porque pintores da época as vezes eram pagos para "melhorarem" os quadros.
ResponderExcluirQuando a princesa Isabel assinou a lei Áurea em 1888, os intelectuais da época achavam o correto, e economicamente será que foi tão bom assim? A princesa assinou a lei por pressão e objtivos econômicos.
Como um comerciante pode estar feliz, porque agora ele terá que pagar mão de obra.
Podemos ver a mesagem positivista "agora sim!"
Agora sim, o que? O Brasil foi um dos últimos países a libertarem seus escravos.
Uma coisa também interessante na imagem é a bandeira atrás, para sempre lembrar que se não fosse o governo eles não teriam sidos livres. Outra coisa totalmente distintas são as vestimentas, mas se repararmos podemos ver que o escravo está na ponta dos pés... Isso dá a impressão que mesmos eles estando "livres" ele ainda continua sendo um ser inferior.
Vamos começar do topo, o que se localiza mais alto na imagem: a bandeira imperial do Brasil.
ResponderExcluirEm sua área verde está escrito "Lei N.5535-de 1888", em cima do ano provavelmente 13 de maio.
Essa lei dizia: é declarada extincta, desde a data desta Lei, a escravidão no Brazil.
Podemos ver então um negro(ex-escravo)cumprimentando o senhor do engenho, que provavelmete era seu dono antes de 13 de maio de 1888.
Devemos lembrar porém, que o Brasil aboliu a escravidão por pressão da Inglaterra, por questões comerciais.
Mas se antes o senhor do engenho tinha seus escravos e pagava-os com uma miséria, o lucro era dele. A partir da data registrada nessa imagem, 13 de maio, não existia mais escravo, então o negro africano passa a ser um trabalhador como o branco.Se ele é um trabalhador como o branco ele tem de receber seu pagamento pelo trabalho ao final do mês, o que causaria um prejuizo maior ao senhor do engenho.Então é melhor ficar sem o negro trabalhando em suas terras.o que acabou causando uma maior separação do senhor com escravo.
Em baixo a frase : Agora sim!
Agora sim, o que? Que os escravos são livres e vão viver felizes?não, agora sim que o desemprego vai crescer, que a vida deles vai piorar mais, sem emprego, abrigo e boas condições...
Alguma angustia no coração?
Gustavo-japa
Rodriggo disse ...
ResponderExcluirEssa imagem tenta passar para todos que agora sim o Brasil será um país melhor já que os negros foram libertados.
Mas será ??
Ou será que agora começaria o sofrimento dos negros, ja que os senhores de engenho,não iriam poder remunerar a todos, assim eles não teriam moradia, alimentação, etc...
E a discriminação e o preconceito pelos negros aumentaria cada vez mais como existe até hoje.
Os governantes da época, achavam que estavam fazendo um favor aos escravos, mas não estavam fazendo mais que sua obrigação absolvendo os escravos. Só que esqueceram de dar também condições para que todos pudessem viver melhor.
Aaah, é claro que o homem branco vai dar pulos de alegria em libertar o seu esravo, eu não tenho a menor dúvida disso...
ResponderExcluirRealmente a imagem é polêmica, se hoje em uma populção racista o negro não tem vez para nada imagine até antes da lei Áurea, ele era visto nem como um cidadão, como um ser totalmente marginalizado, totalmente tratado como um bicho que não merece nenhum tipo de carinho e cuidado. Um quadro com 100% de certeza que foi o senhorzão do engenho da vez que mandou pintar, afinal como já dito ai em cima, o Brasil foi pressionado pela Inglaterra, e como "exemplo" pintou um quadro desse, tentando dizer na minha opnião que eles agora estão muito felizes os libertando.
Se esse quadro fosse uma cena de verdade, o negro estaria la no lago já.. nadando todo feliz, ou melhor se afogando né? afinal o caos para eles chegou apartir dessa lei..
Olha lá hein, isso é uma boa questão para cair na prova! hahahaha :D Abraços!
A imagem talvez pode ser até algum tipo de propaganda, pois com a libertação dos escravos o governo ficou sendo como o pessoal mais bonzinho da situação aproveitando o momento fizeram algum tipo de propaganda para mostrar ao povo que o país seria melhor com a libertação da escravatura. Em cima, dentro do pano verde existe a bandeira imperial e embaixo o número da lei áurea. Mas, olhando mais atentamente ainda, aos dois homens na foto pode se notar que não existe um aperto de mãos entre o escravo e o homem branco, a mão do escravo está cortada e a mão do homem branco pega em cima da mão do escravo, para mim mostrando ainda a situação de que o homem branco está acima do homem negro, e também que o negro não está na mesma condição em quesito de roupas, ele está bastante inferior, está descalço. E a libertação não foi uma coisa em que os senhores do engenho refletiram e viram que os negros sofriam demais e deviam ser libertados, isso tudo foi feito por pressão de outros países. Com a libertação os escravos não tinham onde trabalhar e nem morar, o que ocorreu a criação das primeiras periferias da cidade, fazendo com que os negros sofressem mais, pois não tinham o que precisavam para ter uma condição de vida igual a dos brancos.
ResponderExcluirNa imagem querem mostrar que depois que os escravos foram libertados, o branco e o negro se tornariam "parceiros" de trabalho. Porém, não é bem isso o que aconteceu. Mesmo com a lei prevendo a igualdade entre brancos e negros, o branco continua achando que ele é superior ao negro. Você pode ver isso notando na própria imagem, na qual o branco se veste de forma muito mais elegante que as roupas simples que o negro veste.
ResponderExcluirA verdade é que na época da libertação dos escravos todo o dinheiro brasileiro estava nas mãos dos brancos, então eram eles que abririam os postos de trabalho, portanto seriam os brancos que dariam as ordens aos negros, estipulariam os salários e etc., ou seja, de certa forma os negros continuariam na mesma situação.
Para mim essa imagem passa a idéia que o negro finalmente vai ter o seu espaço, o seu vamos dizer assim ''canto''!
ResponderExcluirO negro vai ficar bastante feliz, mas o senhor de engenho não vai ficar nada satisfeito!
Na foto mostra o negro dando a mão para o senhor de engenho, e mostra os dois satisfeitos, mas não é bem isso que acontece.
Enfim, no final, o negro que acabou se dando vamos dizer assim ''bem''.E o senhor de engenho mostra a face de tranquilidade, alegria, mas não é bem isso que ele pensa, mas o que ele pode fazer? ir contra a assinatura da princera isabel? acho que não!
E o preconceito não vai deixar de existir, o negro não vai parar de ser explorado, hoje mesmo existi tudo isso, então a unica coisa que mudou seria que o negro não pertenceria mais ao senhor de engenho, mas ele trablharia para ele por que naquela época era os brancos que dominavam o dinheiro, então, o negro continuaria trabalhando para eles, mas não sendo explorado daquele jeito bruto.Na foto mesmo se observarmos atentamente o negro esta descalço,e o senhor de engenho vestido com uma roupa razoável. Enfim o negro apenas se safou de uma situação mas do preconceito entre outras situações ele continuará sofrendo e passando por elas infelizmente!
Ghaya:
ResponderExcluirBom,notando-se que atrás deles esta a bandeira do segundo reinado e esse período foi muito marcado por a gradativa libertação dos escravos,porém ainda avia um preconceito que ate hoje existe.
A libertação dos escravos não foi uma coisa tão boa como pensam,porque muitos escravo (a maioria deles)depois que são libertos não tem onde morar, nem o que comerem por essas e outras, ficam em mas condições,e é ai que começa a se formar as favelas,as periferias.
Em fim na questão do preconceito,ele sempre existiu e existe,antigamente o negro era tratado como objeto,e como um ser inferior.O que é marcado na história não é verdade, pois o que todos dizem é que os negros GANHARAM sua liberdade quando a princesa Isabel assinou a lei Aurea, e isso nao é verdade pois os negros batalharam muito para conseguir sua liberdade, e isso para ver como ainda existe o preconceito pois ninguém admite esse lado da historia.
Agora eu percebi que escrevi errado...
ResponderExcluirA lei Áurea é nº3353, eu escrevi 5535...
Até agora vocês foram ótimos... Parabéns pelo nível das idéias.
ResponderExcluirNão vou radicalizar minhas ideias falando que a situação do negro não mudou nada com a lei Áurea, mas vamos admitir que o preconceito, a ideologia de que o negro é inferior ao branco persiste, e muito, até os dias de hoje (por ambas as partes).
ResponderExcluirA pintura nos quer passar um ar de igualdade, pois afinal, a libertação do negro seria uma conquista de igualdade. Mas não é bem assim que as coisas funcionam... não é de hoje que o homem tem a mente capitalista, e a lei Áurea foi um modo de abrir portas à esse capitalismo, mas é claro que a “história” não poderia deixar as coisas assim, tão frias e egoístas, daí a idéia de que a libertação do negro foi um ato de humildade e cooperação (como mostra a imagem), mas nós podemos ver que na própria tentativa de expressar o fim da discriminação há evidencias da diferença de cada um, as vestimentas já evidencia tudo; o fato do branco estar usando botas, capa e um chapéu nobre, enquanto que o ex-escravo esta descalço, com uma camisa de trabalhador rural e um chapéu de palha; mostra a elite dos brancos e a submissão dos negros.
E por que não falar logo que há sim, essa diferença entre negros e brancos,por que não paramos de tentar deixar tudo “igual”, admitir logo que há diferenças entre cor de pele? Simplesmente pela necessidade que nossa sociedade tem de querer ver, ouvir, sentir... que vivemos em um lugar equilibrado, todos são felizes nesse mundo. Ai eu me pergunto... será que tentar idealizar um mundo bom para todos é uma forma de cegar a sociedades dos problemas vividos ou um meio otimista de viver?
A imagem mostrada é uma grande mentira, pois quando a Lei áurea foi assinada, os escravos foram soltos, mas não tiveram nenhum lugar para onde ir.Sem emprego eles não poderiam alimentar as suas famílias o que causaria muito mais miséria.O pior de tudo foi a frase AGORA SIM!, aos negros continuam sendo maltratados até os dias de hoje e muitos estão desempregados.
ResponderExcluirE não se pode esquecer que algumas qobras que deveriam mostrar a história brasileira são falsos, como o quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo que "mostraria" a Independência do Brasil.
Imagem:se prestarmos atenção na imagem podemos perceber desvantagens que o autor deixou contra negro. 1.A sombra que está no chão se parece muito com uma chaminé. 2.Quando ampliamos a imagem podemos perceber que o homem branco está um pouco a frente do negro, o que daria a idéia de 1º plano ou mais importância.
Abraços!
Fernando
escrevi errado...
ResponderExcluirobras(primeira linha do 2º parágrafo)
Bom, essa imagem mostra quando a princesa Isabel assinou a lei áurea , ou seja, a liberdade dos escravos.
ResponderExcluirNa imagem o negro(ex-escravo) esta comprimentado o seu ex-dono, e em baixo esta escrito, "agora sim". Sera que está certo dizer "agora sim" ??? NÃO, pois mesmo com a liberdade dos negros, até hoje, eles não tem as mesma condições que os brancos tem, pois o salario deles é bem menosr, e até hoje eles são muito descriminados.
Antes da princesa Isabel dar liberdade pra eles, deveria dar moradia, emprego, ou seja, melhores condições de vida, pois tudo aquilo foi uma pressão do governo, e com isso os negros só sairam perdendo ...
Enfim a frase "agora sim" não foi para os negros, e sim para os politicos.
leonardo.
ResponderExcluirNa minha opinião esta imagem esta mostrando a "libertação" dos negros escravos.
A imagem mostra mais ou menos um ex-escravo dando mão para um dono do engenho, e na minha opinião quer mostrar que ate que enfim estariam se tornando "parceiros".
A foto, mostra toda uma coisa de humanismo mas na verdade não foi bem assim, por que por traz de tudo, o maior interesse é político pois se eles começassem a trabalhar iriam ganhar dinheiro para poder comprar as coisas que tinham que ser paga com dinheiro.
Mas para mim a lei que a princesa Isabel assinou vamos dizer que não beneficiou muito os escravos, pois apos de saírem da escravidão começaram os problemas com a falta de comida, moradia etc. A partir dai na minha opinião começaram vamos dizer a "marginalização".
Agora falando da frase "agora sim!"não foi bem assim que aconteceu, pois na minha opinião nunca foram e nunca vão ser libertos definitivamente, mas aos poucos vão conquistando seus direitos.
Descupa pela demora, Chico,foi um erro meu emter copiado o endereço do site errado
ResponderExcluirLeticia:
ResponderExcluirBom, realmente esta imagem nos faz pensar muito.
Na minha opinião essa imagem foi feita de propósito, feita para mostrar ao povo Brasileiro e mesmo aos estrangeiros que o homem branco ( português ) se arrependeu de tudo o que fez com os negros, por isso na imagem o homem branco leva todo o “mérito”, e a fama de homem “bonzinho”. Mesmo porque se os portugueses e os homens brancos tivessem mesmo se arrependidos da escravidão, os negros não teriam dificuldade de arrumar emprego e nem sofreriam tanto preconceito, tanto hoje como antigamente.
Já a bandeira do segundo reinado, reforça ainda mais a minha idéia anterior, faz questão que o povo se lembre de quem esta por trás da libertação dos escravos.
Resumindo: na minha opinião eu acho essa imagem um pouco falsa, pois faz com que o povo pense que a libertação dos escravos foi totalmente boa, e que o governo realmente se arrependeu da escravidão, e não é bem assim. É claro que a abolição da escravatura foi uma coisa boa, porem o preconceito continuou, e era muito difícil um negro conseguir um emprego, foi ai que se iniciou a formação das favelas, pois os negros sem dinheiro, não tinham onde morar.
Mayara:
ResponderExcluirNa realidade os senhores de engenho não ficaram nada felizes com a libertação dos escravos, mas, se você pensa que a princesa Isabel assinou a lei porque era boazinha e adorava escravos esta enganado. A libertação dos escravos foi por pressao da Inglaterra.Notamos na imagem que os escravos são discriminados pois o negro esta descalça e, mesmo se dando as mãos, o negro e o senhor de engenho são separados pelo cabo da bandeira que corta quase toda a imagem pela metade.
Na minha opinião essa imagem pode ter sido claramente uma forma de manipular os habitantes daqui para passar a imagem para os cidadãos de que o governo era bom.Porém,a libertação desses escravos não foi por livre e expontânea vontade do governo e sim foi devida a uma pressão feita pelos ingleses que queriam que libertassem os negros para que esses "ex-escravos" passasem a consumir suas mercadorias.
ResponderExcluirOque mais me impressionou na imagem foi a frase -"Agora sim!"- pois mesmo depois de libertos esses negros continuaram na miséria pois muitas vezes não conseguiam emprego,assim,o negro continuava sendo marginalizado pela sociedade.
Isso não mudou muito,pois até os dias de hoje continua esta ideia de que o negro é um ser inferior.
Quanta hipocrisia, não???????????? Será que os nossos "escravos" de hoje, obrigados a trabalhar em fazendas a troco de nada e ainda devem dinheiro aos seus patrões/senhores feudais, não concordariam que o que muda é apenas a data e a paisagem de fundo???????? Estamos em 2009 e ainda temos como ideal um país mais justo e sem preconceitos...
ResponderExcluirArtur disse...
ResponderExcluirPara mim, a imagem mostra a abolição da escravatura para os escravos negros e uma grande conquista para a Inglaterra. Os escravos deixaram de ser pressionados pelos patrões e começaram a ser pressionados pelo capitalismo. Além de sofrerem com o desemprego, com o fato de não terem propriedade e nem moradia, os negros chegaram a condição de miséria, e aumentava ainda mais sua discriminação na sociedade. Os ingleses comemoraram a libertação dos escravos, pois seu único interesse era o de constituir um novo grupo de consumidores.
A figura procura passar uma ideia de harmonia e igualdade (falsa até os dias de hoje) entre o negro e o homem branco.
Atualmente, as estatísticas mostram que a maior concentração de negros no Brasil esta nas camadas pobres da população. Onde está então a igualdade???
renan disse:
ResponderExcluirpara mim essa imagem está totalmente equivocada pois quando a lei áurea foi feita eles só deram liberdade aos escravos africanos mas não os ajudaram em nada para retomar a vida deles, então essa imagem quer mostrar que eles agiram bem e que eles ajudaram os ex-escravos para que as pessoas atualmente pensam que eles foram legais.
mas atualmente ainda existem pessoas que se aproveitam de outras pessoas menos necessitadas e como isso as colocam para trabalharam quase um dia inteiro sem descanso.
A imagem mostra exatamente o que a TV faz com a gente tenta nos alienar subliminarmente,tenta mostra que todos somos iguais vivendo em mais plena paz,sem preconceito,sem descriminação.Mas todos nós sabemos que não é bem assim,vivemos em uma sociedade Rithleriana onde só vive pessoas ''iguais''pessoas que não tem uma cor diferente,onde se tem uma maior concentração de religião denominante o catolicismo.Mais ai vem a pergunta que não quer calar sera mesmo que foi melhor ter entrado em vigor essa lei?Por que os negros continuam presos ao preconceito da sociedade,continuam escravos de olhares tortos,desconfiança.Se alguém avista um negro parado em um determinado local por muito tempo logo vão pensar que ele esta observando o local para roubar.Se um negro entra em um restaurante ele é convidado a se retirar por ''incomodar os demais clientes''.Sera que iremos voltar a idade da pedra?ou já vivemos nela?.
ResponderExcluir(Cristiano 1°ano de historia FASB)
Bom para mim esta imagem, nos mostra que ainda temos muitas pessoas que vivem em completa ignorância que acreditam em tudo que mídia nos mostra .
ResponderExcluirAs vezes fico indignada com um pais que no ano de 2012 um pais que alcançou a sexta maior economia do mundo pode ainda esta em 84º lugar no IDH, e muitos se orgulham disso.
Suellen Martins aluna do 1º ano de historia da fasb
Para mim,a imagem mostra que apesar das leis que reprimem o preconceito e o encobrimento do racismo na sociedade , ela prevalece bem forte. Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos ou numéricos, sente a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade ou de iniquidade.
ResponderExcluirTamires Cristina aluna do 1° ano de historia da Fasb