15.5.09

MERA COINCIDÊNCIA? O QUE LHE PARECE QUANDO OLHA MUITO PARA A IMAGEM DO CORPO DE TIRADENTES?


14 comentários:

  1. Um Brasil, feito dos restos de Tiradentes, um herói nacional forjado por ideologistas republicanos.Segundo sua biografia foi traído por um de seus companheiros na inconfidência Mineira, protestava contra a exploração do Brasil pela metrópole, a cobrança violenta de impostos por todo o ouro encontrado. No quadro pintado por Pedro Américo, se passa uma idéia de que quando mataram Tiradentes mataram consequentemente o país Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Essa imagem mostra o mapa do Brasil feito da mutilação dos membros de Tiradentes. Tiradentes foi uns dos participantes da INCONFIDÊNCIA mineira, que quer dizer a quebra de um segredo. O objetivo desse movimento seria separar Minas do governo Português. Depois que foi descoberto ouro entre a divisa de Minas e Goiás, as atenções estavam apenas voltadas a essas áreas, ou seja, o resto do Brasil foi esquecido. Esse movimento queria formar outro país dentro da área de mineração. País rico de dentro de um Brasil pobre.
    Tiradentes era: bocudo, pobre, agressivo e em 1798 fora enforcado. E seu corpo mutilado era pendurado no poste, para que isso servisse de exemplo. Dizem que Tiradentes fora o líder do movimento, ele era pobre em relação aos outros proprietários de terras, como um rico quer ser governado por um pobre??
    Essa história é muito parecida com a de Jesus, Tiradentes também foi traído por um integrante do grupo, que em troca de todas as suas dívidas pagas abriu a boca.
    Em suma, Tiradentes foi uma figura ficcional criada pelo governo português ou ele realmente existiu na história da inconfidência?

    ResponderExcluir
  3. Sera um aviso para quem ousa ir contra seus ''superiores'',por que tiradentes foi um heroi lutando contra viloes civilizados,ou devo chama-los de barbaros bem vestidos?, seja como for ele lutou pelo nosso pais juntos com um grupo de pessoas que tambem nao aceitavam essa exploração que havia aqui,é ironico por que tiradentes lutava por um pais melhor achando que junto a eles tinham pessoas que tambem estavam indignadas com essa exploração.Traição seria um modo de se desviar da culpa,mais e agora quem ira lutar pelos nossos direitos?quem tera a coragem de enfrentar os bárbaros bem vestidos?são muitas perguntas pra poucas respostas.O Brasil foi mutilado junto com tiradentes um banquete farto para os abutres que rodeiam a espera de novos banquetes como esse.
    (Cristiano 1°ano de história FASB)

    ResponderExcluir
  4. Não vejo Tiradentes como um herói o vejo como um dos que queriam a independência do Brasil,Joaquim José da silva Xavier, na verdade teve a triste sorte de ser morto,mas outros inconfidentes já tinham ideal de independência,acontece que posteriormente com ideário de república,parte-se do pré-suposto de que uma república,necessita de uma bandeira,um dialeto,um hino e principalmente um mártir,tal como Tiradentes,curioso, desde do ensino fundamental,aprendemos e ouvimos que Tiradentes é um herói.será mesmo ou será que é mais uma tentativa do governo de manipular a mente daqueles desprovidos de uma educação que prima pela verdade e não por uma aula de falsa história,como aulas que afirmam que D. Pedro primeiro,por exemplo é um herói.

    Agora abaixo um trecho de uma matéria pertinente,tirada:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/201104-tiradentes.php:



    As abordagens a respeito da trajetória e imagens construídas sobre Tiradentes foram mudando ao longo do tempo, dos governos e das maneiras de analisar a História. As diversas revisões históricas - baseadas em análises de documentos, depoimentos e discursos ideológicos vigentes - têm feito a imagem de Tiradentes variar entre o líder que se sacrificou pelo ideal de nação e o pobre bode expiatório que foi punido por, justamente, não ter posses nem status. O ensino nas escolas também tem procurado acompanhar as mudanças de visões. É só comparar um livro didático dos anos de 1950 e um mais atual. Percebe-se a busca por uma visão mais crítica da História. Sintomas de uma realidade mais próxima da democracia...



    Aluna do primeiro ano de história da Fasb.

    Pãmela albuquerque

    ResponderExcluir
  5. Não vejo Tiradentes como um herói,o vejo unicamente como um dos que queriam a independência do Brasil, a final,haviam outros inconfidentes envolvidos no movimento,Joaquim josé da Silva Xavier teve a triste sorte de ser enforcado.Posteriormente com a ideia de república,parte-se do pré-suposto de que toda nação precisa ter uma bandeira,dialeto,hino,presidente e sem se esquecer do mártir:(TIRADENTES),eis,aí uma tentativa do governo de nos fazer acreditar em falsos heróis,aulas falsas de história que induzem os alunos a acreditarem que figuras como D. Pedro primeiro,por exemplo,são heróis,será mesmo? é necessário refletir e pensar no que querem que nós acreditemos.


    Para complementar abaixo trecho tirado:

    http://herois.br101.org/tiradentes.html


    Tiradentes foi apenas um bode espiatório de uma revolução que se dizia iluminista, mas estava mais preocupada com o quinto do ouro das Minas Gerais que era enviado à Portugal. Tiradentes era alferes, na hierarquia militar antiga, a patente de oficial abaixo de tenente. Participaram da tentativa de derrubar o governo português, por exemplo, dois coronéis, Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, e dois poetas famosos até hoje, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.


    Aluna do primeiro de história da Fasb

    Pâmela albuquerque

    ResponderExcluir
  6. Deison- 1° ano de História da FASB

    Não posso deixar de comentar, vendo esta imagem, o que me lembro da primeira coisa sobre História que estudei.
    A imagem de Tiradentes que tanto via nos livros de História daquele tempo eram as imagem dele com aquela barba e conhecido por dar conselhos e ser dentista, e que depois foi morto enforcado daquele mesmo jeito.
    Tendo isso, é fato provado que alguém tenta manipular nossa História, ocultando tantos fatos importantes, ( Tiradentes não foi só conselheiro, ele chegou a ser até um comandante durante a Inconfidência, e quando foi morto, já estava sem a barba e teve seu corpo mutilado como exemplo) os alunos estão sendo formados com uma sabedoria vazia, "cheia de buracos e apenas com panos para forrá-los, pois se ele pisar muito forte ali ele cai com certeza".

    ResponderExcluir
  7. Nesta pintura de Pedro Américo (1843 a 1905), que foi pintor, romancista, e poeta, afamado no Brasil e no exterior, tendo conquistado prêmios internacionais. O pintor faz uma analogia de Tiradentes (mártir da Inconfidência) com Jesus Cristo (mártir do Cristianismo), alguns pontos que reforçam a ideia: o crucifixo junto a cabeça de Tiradentes; semelhança física com o Cristo que nos é mostrado em outras obras; ambos tinham integrantes da "causa" (Apóstolos, Inconfidentes); ambos foram traídos por integrantes do grupo (Judas, José Silvério), engraçado que até o nome dos traidores começa com a mesma letra; foram traídos por dinheiro (30 moedas de ouro, perdão das dívidas com a Real Fazenda); foram executados porque seus ideais eram contra o regime da época. O quadro foi pintado em 1893, e a morte de Tiradentes ocorreu em 1792. Da execução de Tiradentes até a pintura temos um século, 101 anos para ser exato. E sendo o autor romancista e poeta, a pintura tem até um tom romântico, ou seja, é uma pintura "limpa". Isso é o que eu imagino que o autor queria nos passar, que assim como o cristianismo tem o seu mártir, nós brasileiros temos um personagem histórico que também pode ser considerado como tal.
    Valdair Lorenzoni (VAL) - 1º ano História FASB

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas, Valdair, Deison,Pâmela,Cristiano,os comentários além de pertinentes, mostram uma ótima noção de realidade, que atualmente se espera de um graduando do curso de história. As críticas, os comentários, as conclusões acima expostas são importantíssimas.
    Observem, porém, que o corpo mutilado, acima exposto, forma o mapa do Brasil. Portanto, a figura representa o corpo nacional, a integridade física, social e política deste país, mutilada.
    A discussão sobre o mártir na história, é muito pertinente, principalmente em relaçação à criação do mito,como disseram acima.

    PARABÉNS PELA DEMONSTRAÇÃO DE BOM SENSO CRITICO, PELA NOÇÃO DE COMO AS IMAGENS, DOCUMENTOS, E ATÉ AS PESSOAS, PODEM SER MANIPULADAS PELO PODER INSTITUÍDO.

    MUITO BOM.


    pROF. cHICO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor obrigada por ter lido nossos comentários,isso demonstra o interesse pelo que produzimos,num contexto acadêmico.

      Pâmela albuquerque

      Excluir
  9. Após ler a figura, criar uma ideia, acesso para comentar e não me seguro, verifico os comentários de meus colegas e a brilhante resposta do professor e me deparo com um turbilhão de pensamentos que desmistificam todos os meus momentos de reflexão.

    Mas, eu imaginei um olhar de salvador de nosso país, uma sociedade que tem que viver de heróis, aqueles heróis que fazem de tudo, e mais um pouco, para serem intocáveis, e o pior, podar o povo perante a qualquer lesão que venha causar aos "mais fracos" porque a coragem...a coragem gera a morte do brasileiro que ousar....Quer tentar?

    Laércio P. Xavier
    1º ano História FASB

    ResponderExcluir
  10. a imagem acima relata que tiradentes teria fisonomia de cristo, a era cristã vem para nos transmitir uma bela confusão a respeito da história de tiradentes.


    Evandro de Souza 1 ano de História Fasb

    ResponderExcluir
  11. Vejo uma imagem que não corresponde a realidade histórica, sua semelhança gritante com o Cristo, demostra claramente que essa foi mais uma tentativa de manipular o povo usando o sagrado dos mesmos.

    Tânia Gonçalves Silva 1º ano sw História Fasb

    ResponderExcluir
  12. Não podemos afirmar que Tiradentes possuia barba e cabelos compridos, ao que tudo indica a imagem de Tiradentes foi montada para fazer uma alusão a imagem de Cristo, isso foi propositalmente feito depois da proclamação da República pois o Brasil precisava de um herói nacional, alguém que pudesse ser um mártir e caracterizar o sofrimento e posteriormente a salvação do país. Portanto, escolheram pinta-lo da mesma forma que retratam Cristo, para dar uma ideia de salvador brasileiro, alguém que as pessoas admirassem e idolatrassem.
    Aline Renata 1º Ano História - FASB

    ResponderExcluir
  13. Esta imagem retrata um homem que luta por seus ideais . E por ser uma parte fraca da sociedade acaba sendo multilado para servir de exemplo para outros que querem se revoltar contra a alta sociedade . isso mostra que as pessoas não podem ter liberdade de expresão.

    Tamires 1° ano de História Fasb

    ResponderExcluir